“No Top 4” um vizinho me interpela na rua, dizendo que não vota no Tom Black porque ele não fala na comunidade dos Alagados (Uruguai, Jardim Cruzeiro, Massaranduba...). E eu tento amenizar, respondendo que ele falou sim de Salvador algumas vezes, mas o vizinho indignado, fala que ele não nasceu em São Francisco do Conde, sei onde o vizinho quer chegar e ele chegou logo, completando; “ele tinha que falar do Bagunçaço, todo mundo sabe que ele se criou aí dentro, morava aí com vocês...”
.
O vizinho saiu sem saber por que ele estava tomando minhas dores e eu ainda defendia o famoso ingrato, ele acredita que eu estava sendo injustiçado por não ver o projeto – ao qual eu estou felizmente entalado até o pescoço por mais de 18 anos – não ser exortado nas apresentações de Neuton (Tom Black agora) nos Ídolos. E a coisa ia piorando, pois outros me paravam dizendo que isso era decepcionante, mas também tem aqueles que simplesmente me felicita dizendo; “Nosso menino está nos orgulhando...” somos pessoas simples, porteiros, feirantes, traficantes, religiosos, ladrões, desempregados, artistas, empregadas domésticas, camelôs e tanto mais, entre revoltados e felizes nos vemos representando por um menino que conhecemos bem, pois o mesmo vivia largado a sorte como todos os outros que conhecemos e agora que ele aparece na televisão em horário nobre sendo a pauta da vez, realmente é compreensível nossa surpresa e reações diversas.
Eu o conheci em 1995 quando fomos nos apresentar com nossa banda de lata aqui mesmo numas das ruas do bairro e era exatamente a que Neutom morava. O Ro, amigo em comum, disse pra mim: ”tem um pivetinho, irmão de Narcisinho que canta pra porra, aliás todo mundo canta naquela família, só não tiveram ninguém pra ajudar, batem um barrela danada...”, Fiquei curioso e atento a apresentação da Bandaço, (banda adolescente inspirada no Olodum de sucesso na Cidade Baixa, a molecada aqui se espelhava nela, sendo a mesma muito importante para o surgimento do Bagunçaço, o nome é em parte uma paródia a banda de percussão mais importante da época nos Alagados).
A Bandaço fez seu show com a potente e maravilhosa voz de Narcisinho e ele chamou o irmãozinho então com dez anos para dá uma canja e foi surpreendente, tenho que dizer que era uma cabeça apoiada em um troco esguio e que se equilibravam em dois cambito, mas a voz era afinada, ele conseguia brincar com as notas, ele cantou uma canção que não sei o autor mas até hoje lembro, “…Tetra da bola de gude / Capitão de areia eu fui / com Tereza namorar/ nas canções dos marinheiros...” . Logo Ró e Narcisinho nos apresentaram ao garoto. Narcisinho do jeito gozador dele foi logo dizendo; “Leva pra sua banda de lata, é melhor que ficar aqui na rua se perdendo...” e graças a Deus eu trouxe, com o tempo e os ventos da vida ele veio de mala e cuia, durante pelos menos uns 8 anos ele nos ninou com seu canto lindo, teve momentos difíceis, de enfrentamentos, pois a adolescência não poupa nem os mais afinados, entretanto a música cicatrizava cada perebinha que a convivência causava.
O vizinho que tentava me defender das supostas ingratidões de Neuton não sabia que os filhotes voam sempre, ou quase sempre, sendo mais saudável que voem e vão conhecer outras paragens. Para a nossa sorte, o Neuton voou e foi pousar em São Francisco do Conde, terra linda do Recôncavo baiano, que lhe acolheu de braços abertos, foi lá que ele encontro o reconhecimento de sua linda música e também sua musa esposa Dina e forças para voar cada vez mais alto.
O Tom Black é nosso orgulho e estamos torcendo por ele incondicionalmente, eu posso confessar que sentir sua energia muito madura e consciente durante o abraço que ganhei dele sexta-feira à noite(, quando fui esperar na condição de fã, como centenas de pessoas que se aglomeraram no aeroporto de Salvador, pois ele veio gravar matérias para o final do Ídolos.
Tom você já é um vencedor, por tudo que você representa. Dê um abraço no seu adversário Israel, pois é um menino também iluminado e saiba que todos que te conhece esta torcendo por você, agora até o vizinho, pois ele já entendeu que você é nosso, mesmo que isso não seja divulgado em horário nobre.
Vote enviando a palavra Tom para 77014

